CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Apresentação do C.P.G.P.

O Centro Português de Geo-História e Pré-História, formado em Outubro de 1993, constituiu-se como associação em 1995 (D.R., 3º série, nº 59 de 10/3/1995). Desde o seu início tem procurado, de forma continuada, cumprir os objectivos que deram origem à sua fundação: o fomento e desenvolvimento de actividades de investigação e divulgação nos campos científicos da Geistória e Pré-História, em Portugal.

Neste sentido a actuação do C.P.G.P. pode ser dividida em vários tipos de actividades:


- Actividades Científicas:

Prospecções realizadas no âmbito da paleontologia e arqueologia, trabalho de gabinete sobre o espólio recolhido no decurso destas campanhas e participação em escavações realizadas por outras instituições de investigação que se enquadram na área de estudo do C.P.G.P.;

A realização de trabalhos de campo corresponde à dimensão prática das actividades do C.P.G.P.. Este tem desenvolvido ao longo da sua existência, uma política de intervenção de salvaguarda e estudo científico do património paleontológico e arqueológico. Destacam-se as sucessivas campanhas de trabalhos paleontológicos e arqueológicos na zona do Cabo Espichel - Sesimbra, bem como o estudo prévio de impacto arqueológico do Novo Aeroporto de Lisboa (Ota e Rio Frio), em 1998 e o acompanhamento da construção do Freeport, 2002 - 2004, a realização da Carta Arqueológica do Concelho do Montijo, entre 2002 e 2005 e outros trabalhos de foro arqueológico e paleontológico noutras regiões do País.

É de referir ainda a acção do C.P.G.P. relativamente à salvaguarda do património, visto que não se limita a estudar os locais, como também a levantar problemas de conservação e sobretudo a propor soluções de conservação do património paleontológico e arqueológico.


- Actividades de divulgação:

Organização de exposições temáticas, divulgando desta forma o acervo que o C.P.G.P. possui (espólio constituído por cerca de 5.000 peças), dando simultaneamente a conhecer os resultados das investigações levadas a cabo.

Outra preocupação constante que o C.P.G.P. tem vindo a demonstrar é a sua acção pedagógica junto das instituições de ensino, passando a divulgar junto destas o conhecimento da Geistória e Pré-História. Dimensão esta, nunca esquecida. Sendo o contacto com jovens em formação uma prioridade.

Neste sentido, o C.P.G.P. tem vindo a levar a cabo em série de actividades ao longo dos anos. Desde exposições a conferências realizadas em algumas escolas do distrito de Lisboa.

Organização de ciclos de conferências, seminários e jornadas, pois esta, é sem dúvida, uma das melhores formas de divulgação científica das quais destacamos o Seminário de Paleontologia e Arqueologia do Vale do Tejo que já conheceu 5 edições e as Jornadas de Arqueologia do Vale do Tejo.

Publicação de obras científicas. O C.P.G.P. tem dedicado grande atenção à divulgação científica: O Boletim do C.P.G.P., publicação que remonta à origem do C.P.G.P., onde se divulga actividades, descobertas e se publica pequenos artigos de divulgação; revista científica “Evolução” bem como a recente publicação por uma equipa de investigadores do Centro: "A Pré-história do Espichel: subsídios para uma carta arqueológica do Cabo Espichel." - Silvério Figueiredo, José Carvalho, Ana Catarina Ferreira, Mário Santos, Nuno dos Santos e Mário Nuno Antas.


Actualmente o C.P.G.P. conta com cerca de 80 sócios. É graças ao trabalho voluntário destes sócios e investigadores que o C.P.G.P. tem a desenvolver as suas actividades.

Para além do núcleo museológico, o C. P. G. P., tem um núcleo bibliográfico que conta com cerca de 600 títulos, com os quais pretende organizar uma biblioteca especializada nas áreas em que o C.P.G.P. se enquadra.