CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Descoberta pélvis feminina do homo Erectus com 1,2 milhões de anos


Reconstituição de pélvis feminina do Homo Erectus com 1,2 milhões de anos (Gona, Etiópia)

O próximo número da revista ´Science´ publicará a notícia da recente descoberta pélvis feminina do homo Erectus com 1,2 milhões de anos. O fóssil foi encontrado em 2001 na zona de estudo de Gona na região de Afar, Etiópia. As escavações terminaram em 2003.

Sileshi Semaw, o director do projecto Gona, disse que “a vagina deste pélvis é 30% mais larga do que as estimativas anteriores baseadas na pélvis masculina juvenil KNM-WT 15000 (rapaz de Turkana), encontrada no Quénia com 1,5 milhões de anos.
Não tenho a primeira copia do texto mas se este facto for verdadeiro, esta descoberta levá-nos-à uma reavaliação das nossas conjecturas a cerca do crescimento e desenvolvimento do homo Erectus.
As teorias actuais, baseadas em suposições derivadas do esqueleto masculino do Quénia, sugerem que os bebes do homo Erectus apenas nasciam com um crânio de tamanho muito limitado e que se desenvolveriam rapidamente não acompanhando o resto do desenvolvimento. Mas como devem saber, os anéis pélvicos dos primatas masculinos e femininos são extremamente diferentes. Esta nova pélvis também nos indica algumas diferencia interessantes no que diz respeito a estatura e locomoção.
A anatomia pélvica do hominídeo do sexo feminino é praticamente desconhecido e na verdade não temos muitos dados, apenas temos a pélvis fragmentada da Lucy, Australopitecos Afarensis com 3,2 milhões de anos. Por isso, estou interessado em saber mais sobre esse fóssil e aquilo que nos tem a dizer sobre a anatomia do homoerectus e sobre a evolução dos primeiros humanos.
Suponho que tenho que esperar até que o artigo aparece na ´Science´. Espero que me enviem essa informação logo que eu tenho acesso a esse estudo.”