CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 30 de novembro de 2008

Trabalhos do Cabo Espichel


O Centro Português de Geo-História e Pré-História tem desenvolvido, desde 1998, no Cabo Espichel um conjunto de trabalhos de investigação paleontológica e arqueológica, que permitiram aprofundar o conhecimento acerca do passado humano e paleontológico do Espichel. Durante estes dez anos de investigações recolheu-se um importante conjunto de fósseis de vertebrados do Cretácico e de vestígios materiais da presença do Homem naquela área do actual concelho de Sesimbra.
Os trabalhos de campo contaram com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, que cede a escola EB 1 da Azóia para alojamento da equipa e com a Ciência Viva, através do “Programa de Ocupação de Jovens nas Férias”
Nos trabalhos de investigação arqueológica permitiram descobrir 12 novos sítios arqueológicos, alguns dos quais foram identificados como oficinas de talhe, onde as comunidades pré-históricas que viviam na região fabricavam os seus utensílios e exploravam os recursos naturais, Destes achados destaca-se a descoberta de uma lareira pré-histórica e vários materiais líticos talhados da pré-história antiga e recente.
Em 2007, foi publicado um livro intitulado “A Pré-história do Espichel - Subsídios para uma Carta Arqueológica do Cabo Espichel”, lançado no Museu Nacional de Arqueologia em 23 de Novembro desse ano.
Em 2008 foi elaborado um novo projecto de arqueologia, com uma duração de quatro anos, aprovado pelo Instituto de Gestão do Património (IGESPAR), no âmbito do Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos (PNTA) e que teve o apoio financeiro da TPF - Planege.
A Nível paleontológico há a destacar a descoberta de vários vestígios de vertebrados marinhos e de dinossauros. No caso destes últimos é importante referir a descoberta de um fragmento de crânio de um Comptosaurus, de ossos de esqueleto apendicular de pequenos terópodes e a recente descoberta de várias vértebras e ossos da bacia de um grande dinossáurio, que ainda se encontra em fase de estudo.